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FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFESSORES/AS DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO MEPES
simone Ferreira; Angelo,, Paula Louzada Martins, Andreia Weiss

Última alteração: 2017-01-31

Resumo


FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFESSORES/AS DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO MEPES

Simone Ferreira Angelo

MEPES. Mestranda PPGEEDUC UFES.

Brasil. E-mail:sfangelo@bol.com.br

 

Paula Louzada Martins

Profª Faculdade Pitágoras. Msc em Educação –

Brasil. E-mail: paula.louzadamartins@gmail.com

 

Andreia Weiss

Profª PPGEEDUC/CCENS/UFES.

Brasil. E-mail: andreiaweiss@yhoo.com.br

RESUMO

O artigo situa as Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) no âmbito da experiência da formação inicial e continuada em serviço de seus professores, com foco na pedagogia da alternância. Desenvolveu-se por meio de um estudo de caso, tendo como referência o estudo e reflexão do Plano de Formação Inicial dos Monitores/as do MEPES e do Relatório Anual das Atividades formativas de 2016. O objetivo é apresentar e detalhar uma proposta que vem sendo efetivada como importante prática em formação de professores do campo, com ênfase na pedagogia da alternância. Constatou-se ao longo do trabalho ser a Formação dos professores das EFA’s, eficiente e eficaz, podendo ser uma referência na formulação de propostas de Formação Inicial e Continuada de professores que atuam na Educação do Campo, em especial com a Pedagogia da Alternância.

Palavras – chave: formação continuada e inicial; pedagogia da alternância; educação do campo.

I - INTRODUÇÃO

A temática apresentada trata-se de uma análise do relato de experiência na formação continuada e inicial de monitores¹ das Escolas Famílias Agrícolas do MEPES, a partir do seu Centro de Formação e Reflexão (CFR). A abordagem adotada para esta análise foi o Estudo de Caso, com base no Plano de Formação dos/as monitores/as e dos resultados qualitativos obtidos em 2016, a partir das formações implementadas. O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência alternativa sobre a formação inicial e continuada de professores, a partir da experiência do MEPES, com atendimento às especificidades do campo. Para tanto, tomaremos como base da análise as formações desenvolvidas no ano de 2016, que contemplou dois (02) módulos da formação inicial O trabalho é notório, visto ser implementado através de diversas parcerias, gerando pouco investimento financeiro e seguindo uma orientação de reflexão- ação-reflexão-ação adotando a própria metodologia da alternância na formação dos professores, sendo uma formação em que o monitor passa a ser um estudante da pedagogia da alternância, estagiário em suas práticas docentes, agindo e refletindo suas ações sob a mediação de uma equipe pedagógica do CFR. Conforme aponta Nóvoa (1999),

É impossível imaginar alguma mudança que não passe pela formação de professores. Não estou a falar de mais um “programa de formação” a juntar a tantos outros que todos os dias são lançados. Quero dizer, sim, da necessidade de uma outra concepção, que situe o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores ao longo dos diferentes ciclos da sua vida. Necessitamos de construir lógicas de formação que valorizem a experiência como aluno, como aluno-mestre, como estagiário, como professor principiante, como professor titular e, até, como professor reformado.

Mas o que é o MEPES? O MEPES é uma instituição filantrópica, que foi constituída, de forma coletiva, a partir de 1968 com sede em Anchieta e desenvolve suas ações em três áreas: na saúde, na ação comunitária e na educação, sendo que na área educacional,

[...] mantém quatro creches que atendem crianças de 0 a 5 anos no município de Anchieta e, também na educação o MEPES é conhecido no Brasil todo por suas Escolas Famílias Agrícolas. Atualmente atende aproximadamente 2.000 alunos matriculados em 18 escolas espalhadas de norte a sul no Espírito Santo, sendo 17 Escolas Famílias Agrícolas situadas em regiões campesinas, e, 1 Escola Família de Turismo, situada no município de Anchieta, com a mesma filosofia e metodologia das demais EFA’s, porém, voltada para um público urbano e para a formação em hotelaria e gastronomia. (Plano de Formação Inicial de monitores/as do MEPES, 2016, p. 2).

Diante desta amplitude de ação do MEPES foi necessário pensar um setor que cuidasse  da Formação destes  profissionais, em especial dos/as monitores/as e assim, em 1971, foi criado o Centro de Formação e Reflexão (CFR) a princípio com sede em Anchieta – ES com o propósito de formar os operadores do Movimento para o trabalho em conformidade com os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos e desde 1987 encontra-se localizado em Piúma/ES. (Plano de Formação Inicial de monitores/as do MEPES, 2016, p. 10).

Salienta-se que a formação inicial é estruturada em cinco (05) módulos conforme o Plano de Formação Inicial dos/as monitores /as do MEPES (2016, p.15). a saber:

Módulo I – O processo educacional do MEPES com objetivo de conhecer o processo educacional, por meio do trabalho da Pedagogia da Alternância. Módulo II – O/a monitor/a e o processo ensino-aprendizagem na Pedagogia da Alternância (PA) com objetivo de compreender o processo ensino-aprendizagem numa abordagem da Educação, bem como, reconhecer a importância das mediações didático-pedagógicas da PA. Módulo III – O/A monitor/a), a PA e as Correntes Pedagógicas. Para conhecer as principais correntes pedagógicas que dialogam com a Pedagogia da Alternância no Brasil. Módulo IV – O/A monitor/a e a ação sócio- ambiental do Projeto Pedagógico da EFA. Objetivo: Reconhecer a função social da educação e a responsabilidade ambiental do trabalho das EFA’s. Módulo V – O/A Monitor/a e o Projeto de Experimentação Pedagógica.  Para reconhecer-se como monitor/a pesquisador/a de sua práxis pedagógica e do seu entorno social. Após a realização do V módulo o/a monitor/a inicia seu Projeto de Pesquisa e Experimentação Pedagógica na EFA em que trabalha. Durante este processo a equipe pedagógica do CFR do MEPES o acompanha em lócus. A Formação inicial tem seu término no final do 2º ano, com a apresentação do Projeto e após a aprovação do mesmo por uma banca examinadora. Ao terminar a formação inicial o/a monitor/a receberá um certificado com um total de 500 horas.

 

A formação a partir desses módulos e da defesa do PPEP, prioriza que o/a monitor/a conheça e se identifique com o trabalho desenvolvido pela Pedagogia da Alternância, além disso, [...] os módulos previstos abrangem um conjunto de conteúdos mínimos que o CFR considera importante na Formação Inicial, tendo em vista, que a Formação do Monitor é contínua e permanente. Desta forma, outros temas, serão contemplados no processo de formação Continuada e também nas formações por área onde o/a monitor/a atua. (Plano de Formação de monitores/as do MEPES, 2016, p.16.)

 

II – DESENVOLVIMENTO

A pedagogia da alternância valoriza a dimensão dialógica, nela não há prática por prática, ou teoria por teoria, o que existe é a reflexão dialógica traduzida na práxis que reflete, propõe e transforma (Relatório Final, 2016, p.11). Neste sentido, as formações em 2016, consolidaram-se através de parcerias imprescindíveis à realização das atividades formativas e atendendo ao plano de formação de monitores/as do MEPES. As principais parcerias ocorreram nos seguintes âmbitos:

QUADRO 1- PARCERIAS PARA A REALIZAÇÃO DAS FORMAÇÕES

Esfera Administrativa

Órgãos e Instituições

Municipal

Prefeitura de Piúma e Anchieta e suas respectivas Secretarias, bem como, as Câmaras Municipais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma (STRAP)

Estadual

Governo do Estado e suas Secretarias, de modo especial a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), a Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), bem como a Assembleia Legislativa

Nacional

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB) e Instituto Souza Cruz.

QUADRO 2- Organização das Formações Iniciais desenvolvidas em 2016

Módulos

Turma

Data de realização

Tema

CH

Total de

Cursistas

I

 

 

2016

 

 

23 a 25/08

O Processo Educacional do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES)

 

 

24h

11

II

 

2016

 

04 a 06/10

 

O/A Monitor/a e o Processo Ensino Aprendizagem da Pedagogia da Alternância

 

24h

12

Foram realizadas também as apresentações dos PEPP’s de 13 monitores/as para Conclusão do Curso de Formação Inicial, das escolas de Alfredo Chaves, Marilândia, Olivânia e Rio Novo do Sul e as temáticas destes projetos foram: Horta Medicinal, Valorização da Cultura Afro-Brasileira na EFA de Alfredo Chaves; O Resgate de Brincadeiras Tradicionais para os Estudantes do Ensino Fundamental na EFA de Alfredo Chaves, A Importância da Leitura Crítica na Formação do Jovem da EFA - Alfredo Chaves, A Música Na Educação Ambiental: Abordagem Lúdica da Agroecologia – Uma Proposta Didático-Pedagógica, A Auto-Organização Fortalecendo o Protagonismo e Participação dos Estudantes na EFA de Marilândia, Como Estimular o Gosto pela Leitura, Atividade Prática como Ação Pedagógica na EFA, Produção de Sabão a partir da Reciclagem do Óleo de Cozinha, Incentivo à Leitura, Conscientização e Resgate de Sementes Crioulas, A Redação Ilustrada como Recursos para as Aulas de Língua Portuguesa, Resgatando a Pedagogia da Alternância: um saber necessário. A formação continuada, foi realizada 21 a 23 de Março e teve como ponto de partida o fortalecimento da construção coletiva e dinâmica do saber, através de estudos e reflexões tanto de conteúdos teóricos quanto das práticas diárias nas EFA’s. A temática desenvolvida foi “Diálogo entre a Pedagogia da Alternância e a Pedagogia Freiriana”, com carga horária de 24 horas e 80 participantes, monitores/as da instituição.

III – CONCLUSÕES

O MEPES consegue promover a formação através de diversas parcerias. Como estratégia de gestão, absorve um percentual significativo dos próprios monitores da rede na implementação do plano de formação, como facilitadores, mediadores, coordenadores nas atividades formativas da Instituição. De 15 momentos formativos, 10 tiveram como formadores e mediadores os próprios professores da rede que já concluíram a formação inicial. Esta absorção de profissionais promove o reconhecimento da própria formação, a valorização dos saberes docentes e suas práticas, além de elevar a autoestima destes/as monitores/as. É uma formação partilhada entre vários segmentos da sociedade, pois capta investimentos financeiros e humanos de diversas organizações e instituições.  Tais conclusões podemos constatar no quadro 1 no corpo deste trabalho. Constitui-se de uma formação que congrega diversos atores e segmentos em prol de um objetivo que é promover uma formação que atenda às especificidades da educação do campo, com foco na Pedagogia da alternância. Na formação inicial o que se constatou foi que os objetivos estabelecidos foram alcançados. Foi dado prosseguimento à Formação Inicial dos monitores para o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas, melhorou a sistematização e o aprofundamento científico dos instrumentos metodológicos dos monitores iniciantes e foi realizada a conclusão dos PPEP’s. A formação de professores do MEPES, desta forma, consegue “manter viva e em constante aperfeiçoamento a proposta em serviço da Promoção humana e especificamente do meio rural” (Plano de Formação Inicial de Monitores/as do MEPES, 2016 p.10).

REFERÊNCIAS:

CFR-MEPES. Plano de Formação de Monitores/as do MEPES. 2016

CFR – MEPES. Relatório Final das Atividades do Centro de Formação do MEPES, 2016.

 

NÓVOA, Antônio.  Os Professores na virada do Milênio: do Excesso dos Discursos à pobreza das Práticas. (Universidade de Lisboa). Disponível em <http://hdl.handle.net/10451/690>. Acesso em 08/01/16.