Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
novembro 20, 2013 – novembro 22, 2013
ATENÇÃO: PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO, ACESSE O LINK: http://www.eventos.ufes.br/index.php/ebre/VIIEBRE/schedConf/program
APRESENTAÇÃO
A Rede Latino americana de Estudos Sobre Trabalho Docente(Rede Estrado), juntamente com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES), convidam para o VII Encontro Brasileiro, nos dias 20,21 e 22 de novembro de 2013, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),na cidade de Vitória, Espírito Santo. A organização de mais este evento vem firmar o compromisso da Rede Estrado na consolidação do campo de estudos e pesquisas sobre trabalho docente. Os objetivos da comissão organizadora com a realização do VII Encontro Brasileiro são: contribuir para a consolidação e divulgação dos estudos e pesquisas sobre o trabalho docente no Brasil e na América Latina;promover o intercâmbio entre pesquisadores que investigam trabalho docente em suas múltiplas dimensões aspectos e abordagens; fortalecer os espaços de integração entre a universidade, os sistemas educativos, sindicatos etc em torno dos debates sobre as condições do trabalho docente no Brasil e na América Latina. Contamos com a participação de pesquisadores, professores da educação básica e ensino superior, estudantes de graduação e da pós-graduação, dirigentes sindicais,gestores dos sistemas educativos. Todos nós comprometidos com a valorização do trabalho docente e a melhoria da qualidade social da educação.
DATAS IMPORTANTES:
10/07/2013 | Início das inscrições e submissões |
23/09/2013 | Prazo prorrogado para submissão de trabalhos e pagamento das inscrição dos participantes. |
25/10/2013 | Divulgação dos resultados dos trabalhos aprovados |
15/11/2013 | Data limite para inscrições dos participantes ouvintes |
20/11/2013 | Início do VII Encontro Nacional da Rede Estrado |
LISTAGEM DE TRABALHOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO NO VII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO | |
Autor (es) | Título do Trabalho |
ADRIANA MARINHO PIMENTEL ELDRA CARVALHO DA SILVA
| CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA HORA PEDAGÓGICA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ALTAMIRA, SANTARÉM E ORIXIMINÁ/PARÁ |
ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO FABIANA ERICA BRITO | O TRABALHO DOCENTE EM CONTEXTO DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL:PRECARIZAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO NO RN |
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA, CAROLINE SANTOS BORGES | REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA |
ALFRANCIO FERREIRA DIAS | TRABALHO DOCENTE E GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO DE DOCENTES DO ENSINO BÁSICO |
ANA CAROLINA GUEDES MATTOS RIZA LEMOS | JORNAL “AMÉLIA PIRES INFORMA”: POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO E REFLEXÃO |
ANA PAULA ROCHA ENDLICH JANAÍNA SILVA COSTA ANTUNES | OS DOCENTES E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO |
ANA ROSA MURAD SZPILMAN JÉSIO ZAMBONI GEANE ULIANA MIRANDA | PRIMEIRAS NOTAS SOBRE O FÓRUM DAS COMISSÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO (COSATES) NO MUNICÍPIO DA SERRA, ESPÍRITO SANTO |
ANA SARA CASTAMAN JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE ÁGUA SANTA – RS: UMA |
ANDRÉA ARAÚJO DO VALE, DEISE MANCEBO | TRABALHO DOCENTE NA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
ÂNGELA CRISTINA FORTES IÓRIO | O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS DE UM COLÉGIO PRIVADO DE REDE DO SUBÚRBIO CARIOCA |
ANTONIO HENRIQUE PINTO, OSCAR TEIXEIRA REZENDE, SANDRA APARECIDA FRAGA | O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
BIANCA FIOD AFFONSO ANA MARIA FALCÃO DE ARAGÃO ISABELA ANGELI RODRIGUES | O ESTADO DA ARTE SOBRE MEDIAÇÃO: O QUE DIZEM OS AUTORES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL |
CÂNDIDA MARIA SANTOS DALTRO ALVES
| A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O REGIME DE COLABORAÇÃO |
CARLA PATRÍCIA QUINTANILHA CORRÊA | REFLETINDO SOBRE O PIBID EM TEMPOS DE DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
CARMA MARIA MARTINI CARMEN TEREZA VELANGA JOSÉ LUCAS PEDREIRA BUENO | A WEBQUEST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E OS POSSÍVEIS EFEITOS NA PRÁTICA DOCENTE |
CARMEN CUNHA RODRIGUES DE FREITAS | A EXPROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES E A REFORMA EDUCACIONAL NO BRASIL DE 1990 E 2000 |
CLAUDIA DE SOUSA NARDOTO TELMY LOPES DANIEL HENRIQUE FERREIRA | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RUMOS E TRAJETÓRIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
CLÉSIA MARIA HORA SANTANA IVAN ARAÚJO CORDEIRO DE ALBUQUERQUE LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO | A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR-ALGUNS OLHARES |
CRISTIANA CAMPOS SILVA, HELOISA SALLES GENTIL | PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATO GROSSO: ANÁLISE DA PROPOSIÇÃO POLÍTICA |
CYBELE FARIA SOARES | NOVOS SUJEITOS NA ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA DIÁLOGO INTERCULTURAL COM OS ALUNOS IMIGRANTES |
DANIELLE CIRENO FERNANDES | A REMUNERAÇÃO DOS DOCENTES MINEIROS |
DENISE ELZA NOGUEIRA SOBRINHA RUTH CATARINA CERQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA | UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES |
DENISE VIEIRA DA SILVA, RITHIANE ALMEIDA SOUZA, VITÓRIA FERREIRA BARRETO | O PROFESSOR SOB SUSPEITA E RISCO -INDICADORES DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS FEDERAIS. |
DILZA COCO CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | AVALIAÇÃO EXTERNA NA ALFABETIZAÇÃO: TENSÕES E REPERCUSSÕES NA ESCOLA |
DOUGLAS CHRISTIAN MELO, ROGÉRIO DRAGO | GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS REFLEXÕES |
DULCINÉA CAMPOS | FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC), NO ESPÍRITO SANTO. |
EDNA COIMBRA DA SILVA | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL E PRÁTICA REFLEXIVA |
EDNA GRAÇA SCOPEL,EDNA CASTRO DE OLIVEIRA,MARIA JOSÉ DE RESENDE FERREIRA | O TRABALHO PEDAGÓGICO NO PROEJA: DESAFIOS E IMPASSES QUE AINDA PERSISTEM NO COTIDANO ESCOLAR |
EDNACELI ABREU DAMASCENO LÚCIA DE FÁTIMA MELO MARIA DO SOCORRO NERI MEDEIROS DE SOUZA | POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO ACRE: REFLEXÕES SOBRE SUA EFETIVIDADE |
EDNACELI ABREU DAMASCENO LÚCIA DE FÁTIMA MELO | IDEB E SUAS IMPLICAÇÕES COMO CONDUTOR DE POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO DA ESCOLA E DO TRABALHO DOCENTE |
EDUARDO VALADARES DA SILVA,TATIANA MORAES QUEIROZ DE MELO,VALDETE CÔCO | O BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR E SUA CONDIÇÃO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO |
ELIESÉR TORETTA ZEN TATIANA DE SANTANA VIEIRA | PEDAGOGIA DA TERRA E O MOVIMENTO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR SEM-TERRA |
ELISABETH BRANDÃO SCHMIDT MARIA DO CARMO GALIAZZI | A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA BÁSICA NO PROJETO CIRANDAR |
ELISÂNGELA SANTOS OLIVEIRA | A DESCENTRALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O TRABALHO DOCENTE EM NOVAS PERSPECTIVAS |
EUGÊNIA PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES VALÉRIA APARECIDA M. O. CALDERONI | EDUCAÇÃO, DIFERENÇA CUTURAL E DECOLONIZAÇÃO EPISTÊMICA DO TRABALHO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: |
EVALDO PIOLLI JOSÉ ROBERTO HELOANI | O GERENCIALISMO, PEDAGOGIA DE RESULTADOS E TRABALHO DOCENTE NO SISTEMA EDUCACIONAL PAULISTA: OS EFEITOS À SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. |
FABIANO DE OLIVEIRA MORAES | O PROFESSOR EM CENA: A VIGILÂNCIA E A NORMALIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE NO QUADRO "CONSELHO DE CLASSE" DO "FANTÁSTICO" |
FERNANDA BINDACO DA SILVA ASTORI SILVANA VENTORIM EDUARDO VALADARES DA SILVA | POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ESPÍRITO SANTO NA PESQUISA TRABALHO |
FERNANDA RODRIGUES BRAGA LUBE VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO | O TEMPO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS SEUS SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOB O PONTO DE VISTA DAS PRÁTICAS DOCENTES |
GISILEY PAULIM ZUCCO PIOLLI MARA REGINA MARTINS JACOMELI | CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS |
GUILHERME DA SILVA KIELING, ROSANE CARNEIRO SARTURI | A FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA PERPECTIVA DIALÓGICA |
JANAINA MADEIRA BRITO MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS OZILENE PEREIRA CLEMENTE | “NARRATIVAS DA DOCÊNCIA”: EXPERIMENTANDO METODOLOGIAS NAS TESSITURAS VIDA-SUBJETIVIDADE-TRABALHO” |
JANAÍNA MARIANO CÉSAR IVANA CARNEIRO BOTELHO ELLEN HORATO DO CARMO PIMENTEL | A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UM FÓRUM DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NA AMPLIAÇÃO DO DEBATE ENTRE SAÚDE E TRABALHO |
JANETE MAGALHÃES CARVALHO | ENTRECRUZAMENTOS DISCURSIVOS DE INTERFERÊNCIAS EXTENSIVAS MACROPOLÍTICAS E DE INTERFERÊNCIAS INTENSIVAS MICROPOLÍTICAS |
JANINHA GERKE DE JESUS | FORMAÇÃO DOCENTE DO CAMPO: UMA DISCUSSÃO ENTRE GENERALIZAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO |
JAQUELINE KALMUS MARILENE PROENÇA R. SOUZA | POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO MÉXICO: PRIVATIZAÇÃO, DESAQUALIFICAÇÃO DOCENTE E FORMAS DE RESISTÊNCIA |
JEAN ZEFERINO RODRIGUES SARA BADRA DE OLIVEIRA | A RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE NA ESTRATÉGIA 2020 DO BANCO MUNDIAL |
JOÃO PAULO FARIA CARDOZO, MANUEL TAVARES GOMES | O XVIII CONGRESSO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ES (SINDIUPES): FORMAÇÃO POLITICA, CONSCIÊNCIA DE CLASSE E RENOVAÇÃO SINDICAL |
JOELMA LÚCIA VIEIRA PIRES | A PARTICIPAÇÃO DA MAIORIA DOS DOCENTES NA LEGITIMAÇÃO DO PODER OFICIAL (ESTUDO DE CASO) |
JOHELDER XAVIER TAVARES, REGINA HELENA SILVA SIMÕES ,MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | FORMAS DE ADOECIMENTO DE PROFESSORES CAPIXABAS NO SÉCULO XIX: DIÁLOGOS COM O PASSADO NO PRESENTE |
JOSÉ DOS SANTOS SOUZA | A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO BRASIL |
JOSÉ QUIBAO NETO | JORNADA DE TRABALHO NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO DE 1996 A 2012, MÚLTIPLA JORNADA, PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES |
JULIANA SANTOS CONCEIÇÃO MARIA TERESA GONZAGA ALVES CÉLIA MARIA FERNANDES NUNES | FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DO PROFESSOR INICIANTE |
JURACY MACHADO PACÍFICO JOSÉ LUCAS PEDREIRA BUENO CHARLLIENE LIMA DA SILVA | LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA |
JUSSARA MARQUES DE MACEDO | A UNESCO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PARA O TABALHO DOCENTE: APROXIMAÇÕES ENTRE 1966 E 1996 |
KAMILLE VAZ
| O TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: SUAS ATRIBUIÇÕES COM BASE NAS POLÍTICAS DE PERSPECTIVA INCLUSIVA |
KAROLINI GALIMBERTI PATTUZZO, ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | PEDAGOGOS E PROFESSORES NO COTIDIANO ESCOLAR: RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO PLANEJAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA |
KATHARINE NINIVE PINTO SILVA JAMERSON ANTONIO DE ALMEIDA DA SILVA KÁTIA SILVA CUNHA | TRABALHO DOCENTE E RESPONSABILIZAÇÃO NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO |
KATIA FERREIRA MOREIRA | "DAR-SE COMO UM TEXTO A SER LIDO": A NARRATIVA DA PRÁTICAS DOCENTES COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA |
LAURA MARIA BASSANI MURI PAIXÃO ERINEU FOERSTE JANDIRA MARQUARDT DETTMANN | FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS COM PROFESSORES DO CAMPO SOBRE CULTURAS E PARCERIAS |
LECIR JACINTO BARBACOVI | ENTRE DISSERTAÇÕES, TESES E SÍNTESES: O ESTADO DA ARTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL |
LEONICE MATILDE RICHTER MARIA VIEIRA SILVA | TESTES ESTANDARDIZADOS E A INSERÇÃO DOS PRINCÍPIOS MERCADOLÓGICOS NO TRABALHO DOCENTE |
LÍVIA FRAGA VIEIRA, EDNA MARTINS BORGES | AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICO-CIENTÍFICAS BRASILEIRAS |
LÚCIA APARECIDA ÁVILA | A GESTÃO ESCOLAR E A DEFESA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROJETO EDUCATIVO DA FVC |
LUCIANA PIMENTEL RHODES GONÇALVES, ALESSANDRA CONSTANTINO CYPRIANO | INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA REGULAÇÃO PÓS- BUROCRÁTICA |
LUCIANA HADDAD FERREIRA, MARISSOL PREZOTTO, TAMARA ABRÃO PINA LOPRETTI | TRABALHO COLETIVO: DIÁLOGOS ENTRE O PROFESSOR PESQUISADOR E O COTIDIANO DA ESCOLA |
LUPITA CHAVES SALAS | REFLEXIONES EN TORNO A LA FORMACIÓN DE DOCENTES EN LA ACTUALIDAD |
LUZIMAR DOS SANTOS LUCIANO | A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E AS REPERCURSSÕES NO PROCESSO TRABALHO-SAÚDE DE PROFESSORES |
MÁRCIA CRISTINA ALMEIDA DE OLIVEIRA | AS COMPLEXIFICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE FRENTE ÀS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR |
MARCIA PATRICIA BARBOZA DE SOUZA CINTIA CHUNG MARQUES CORREA | A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPO DO CURRÍCULO – DADOS DE UM GRUPO DE PESQUISA |
MARCIENE REIS ANA MARIA ARAGÃO ANDRÉA DE ANDRADE MARANGONI RODRIGUES | A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORA PESQUISADORA INICIANTE-APRENDIZ -ENSINANTE |
MARCIENE REIS, BEATRIZ VIEIRA, BIANCA AFFONSO | INTERLOCUÇÕES: A PROFESSORA INICIANTE, AS ESTAGIÁRIAS E O COTIDIANO DA ESCOLA |
MARIA ASSUNÇÃO CALDERANO | AÇOES DESENVOLVIDAS POR ESTAGIÁRIOS E PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA E A TIPIFICAÇÃO DA POSTURA DOCENTE |
MARIA CRISTINA SCHEFER | A “CHATEAÇÃO ZERO” DEFININDO ESTRATEGICAMENTE A DOCÊNCIA NAS PERIFERIAS: NÃO-LUGARES-ESCOLARES E A PEDAGOGIA DO DESTINO |
MARIA DE FÁTIMA DUARTE MARTINS JARBAS SANTOS VIEIRA, VANESSA BUGS | ASPECTOS PSICOSSOCIAS DO TRABALHO E ASSOCIAÇÃO COM AS DOENÇAS: UM ESTUDO COM AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO |
MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES ASHELEY GODOY DELMONDES | TRABALHO DOCENTE E PRECARIZAÇÃO: O PROFESSOR CONVOCADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE |
MARIA ELISABETE DO VALLE MANSUR | DIVERSIDADE SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: VOZES DOS PROFESSORES(AS |
MARIA ENEIDA FURTADO CEVIDANES | MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO, MUDANÇAS NO CURSO DE PEDAGOGIA |
MARIA JOSÉ SILVA FERNANDES JOSIANE DOS SANTOS PAIXÃO | UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NUM CONTEXTO DE AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR |
MARIA LUCIVÂNIA SOUZA DOS SANTOS, PAMELA RANIELLE DA SILVA PEREIRA, KATHARINE NINIVE PINTO SILVA | ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO E TRABALHO DOCENTE |
MARIA MADALENA POLETO OLIVEIRA FERNANDA MONTEIRO BARRETO CAMARGO THALYTA BOTELHO MONTEIRO | O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
MARIANA POZZATTI | SAÚDE DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESPÍRITO SANTO: CONDIÇÕES DE TRABALHO E TEMPO DE CARREIRA |
MARIÂNGELA SILVEIRA BAIRROS | POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS: UM DEBATE CONCEITUAL SOBRE LIMITES E NOVAS POSSIBILIDADES DE INVESTIGAÇÃO. |
MARILANDI MARIA MASCARELLO VIEIRA FLÁVIA ELOISA CAIMI | O QUE, AFINAL, UM PROFESSOR ENSINA? REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PÓS-GRADUANDOS SOBRE PROFESSORES MARCANTES |
MARTA FERREIRA ABDALA-MENDES MÀRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL PAULO ROBERTO DE ARAÚJO PORTO | ATUANDO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
MÔNICA FÁTIMA VALENZI MENDES ALDA JUNQUEIRA MARIN | A PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: FOCALIZANDO A PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS |
MÔNICA MEDEIROS, DANIELA OLIVEIRA | POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
NÁDIA CRISTINA DE LIMA RODRIGUES | FORMAÇÃO E CULTURA(S): UMA REFLEXÃO ACERCA DESSES ASPECTOS, A PARTIR DAS FALAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VISLUMBRANDO CAMINHOS A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA |
NATHANA FERNANDES TICIANE ARRUDA DA SILVA ROSANE CARNEIRO SARTURI | CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEFASAGEM IDADE SÉRIE: ASPECTOS DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS EXERCIDAS COM ESTES SUJEITOS |
NELBI ALVES CRUZ | O MONITOR DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA E SUA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA |
NORMA LÚCIA ANDRADE SANTOS MARILZA GOMES GAMA E SILVA | ÍNDICE SINESP: CONDIÇÕES DE TRABALHO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. |
PAULA FRANCISCA DA SILVA | PERSPECTIVAS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS IF: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL |
PEDRO PAULINO DA SILVA SILVANA VENTORIM ELIZA BARTOLOZZI | TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA |
REGIANA BLANK WILLE | TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADE PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MÚSICA |
RENATO MARCON PUGLIESE | SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO ESPETACULAR DE NOVAS PROPOSTAS CURRICULARES NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO PAULO |
RITA DE CÁSSIA SILVA GODOI MENEGÃO MARIA MÁRCIA SIGRIST MALAVASI | AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DO PROFESSO |
RIZA AMARAL LEMOS DANIELLA MOTTA DE OLIVEIRA | O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE ÀS RESOLUÇÕES CNE/CEB N. 07/2010 E SEE/MG N. 2253/2013 |
ROBERTA FREIRE BASTOS | A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM DESTAQUE: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
ROSÁLIA MONTEIRO MOTA | FATORES OCUPACIONAIS IMPACTANTES À SAÚDE DOCENTE |
ROSÂNGELA PEREIRA OLIVEIRA, ILMA FERREIRA MACHADO | A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UMA PERSPECTIVA OMNILATERAL – UMA ALTERNATIVA BIÓFILA DE UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL |
RUTH CATARINA CERQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA, SOLANGE MARTINS OLIVEIRA MAGALHÃES | A (DES)SINDICALIZAÇÃO, A (DES)PROFISSIONALIZAÇÃO E AS MUDANÇAS IMPOSTAS À IDENTIDADE DOCENTE |
SAMUEL GABRIEL ASSIS | A POBREZA NA FORMAÇÃO DOCENTE: A SITUAÇÃO DE POBREZA NA FORMAÇÃO DAS FUTURAS PROFESSORAS |
SARITA MEDINA SILVA VANESSA DIAS VILELA JATOBÁ PÂMELA JUNQUEIRA FREITAS | REFORMA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
SÉRGIO MAJESKI | IDEB NA PORTA DA ESCOLA, A POLÍTICA DA CULPABILIZAÇÃO |
SIMONE TORRES EVANGELISTA MARIA DE FÁTIMA COSTA DE PAULA | CRISE NO TRABALHO DOCENTE: ENTRE A QUALIDADE EXIGIDA E A QUALIDADE DESEJADA |
SOLANGE MARTINS OLIVEIRA MAGALHÃES RUTH CATARINA CERQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA | INDICADORES DA QUALIDADE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA: UMA META AVALIAÇÃO DO ASPECTO METÓDICO DAS PESQUISAS SOBRE PROFESSORES, CENTRO-OESTE/BRASIL |
SUE ELEN LIEVORE | POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA E O TRABALHO DOCENTE |
TATIANA MORAES QUEIROZ DE MELO SILVANA BATISTA SALES ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA | ESTÁGIO E TRABALHO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE OS ESTAGIÁRIOS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESPÍRITO SANTO
|
TICIANE ARRUDA DA SILVA NATHANA FERNANDES | O PROCESSO DA GESTÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PEDAGÓGICA |
UEBER JOSÉ OLIVEIRA, ELISÂNGELA SANTOS OLIVEIRA | POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CARIACICA: MUDANÇAS INSTITUCIONAIS E IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE |
VALDA INÊS FONTENELE PESSOA, TATIANE CASTRO DOS SANTOS | CURRÍCULO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: MUDAR O SIGNIFICADO DO QUE É SER PROFESSOR |
VALÉRIA RESENDE TEIXEIRA | AS TENSÕES E AS CONTRADIÇÕES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA DO BRASIL |
VERA LUCIA BRITO, DANIEL SANTOS BRAGA | A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E OS CONTRATOS TEMPORÁRIOS |
VERÔNICA BELFI RONCETTI DIVINA LEILA SÔARES SILVA VALDETE CÔCO | TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
WALKYRIA BARCELOS SPERANDIO IRALDIRENE RICARDO DE OLIVEIRA LAURA MARIA BASSANI MURI PAIXÃO | A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA NO CAMPO |
COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL:
Álvaro Moreira Hipólito (UFPel)
Camila Benevenuto (Gestrado, UFMG)
Carlos Alexandre Soares da Silva (Gestrado, UFMG)
Dalila Andrade de Oliveira (UFMG)
Eliza Bartolozzi Ferreira (UFES)
Gustavo Bicalho (Gestrado, UFMG)
Jacqueline Moreno Theodoro Silva (Gestrado, UFMG)
Pauliane Romano Cirilo (Gestrado, UFMG)
Rodrigo da Cruz Quadros (Gestrado, UFMG)
COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL:
Eliza Bartolozzi Ferreira (coordenadora) (CE/UFES, Brasil)
Alessandra Martins Constantino – (CE/UFES, Brasil)
Bianca Silva – (CE/UFES, Brasil)
Carla Pedroni De Angeli – (CE/UFES, Brasil)
Cláudia de Souza Nardoto – (CE/UFES, Brasil)
Daniel Henrique Ferreira – (CE/UFES, Brasil)
Danilo Carlos Paia – (CE/UFES, Brasil)
Elisangela Dos Santos De Oliviera – (CE/UFES, Brasil)
Esther de Freitas Batista - (CE/UFES, Brasil)
Giane Kirschbauer – (CE/UFES, Brasil)
Juliana Pereira Cavati - (CE/UFES, Brasil)
Leonara Margotto Tartaglia – (CE/UFES, Brasil)
Lucas Silveira Andrade Martins (CE/UFES, Brasil)
Raysa Ambrosio de Carvalho (CE/UFES, Brasil)
Roberta Freire Bastos – (CE/UFES, Brasil)
Silvana Ventorim (UFES, Brasil)
Telmy Lopes de Oliveira – (CE/UFES, Brasil)
Valdete Côco (UFES, Brasil)
COMITÊ CIENTÍFICO:
Profa. Dra.Adriana Cancella Duarte (UFMG, Brasil)
Profa. Dra.Alda Junqueira Marin (PUC-SP, Brasil)
Profa.Ana Maria Monteiro (UFRJ,Brasil)
Prof.Dr.Álvaro Moreira Hypólito (UFPel, Brasil)
Prof.Dr.Ângelo Ricardo de Sousa (UFPR, Brasil)
Prof.Dr.Carlos Eduardo Ferraço (UFES, Brasil)
Profa. Dra.Carmen Teresa Gabriel (UFRJ, Brasil)
Profa.Dra.Cleonara Maria Schwartz (UFES,Brasil)
Profa. Dra.Dalila Andrade Oliveira (UFMG, Brasil)
Profa. Dra. Danielle Cireno Fernandes (UFMG, Brasil)
Profa. Dra.Deise Mancebo (UERJ, Brasil)
Profa. Dra.Edna Castro de Oliveira (UFES, Brasil)
Prof. Dr.Edson Pantaleão Alves (UFES, Brasil)
Profa. Dra.Eliza Bartolozzi (UFES, Brasil)
Prof.Dr.Elizeu Clementino de Souza (UNEB, Brasil)
Profa. Dra.Gerda Margit Schutz Foerste (UFES, Brasil)
Prof.Dr.Gustavo Gonçalves (UFMG, Brasil)
Profa. Dra.Janete Magalhães Carvalho (UFES, Brasil)
Prof.Dr.Jarbas Santos Vieira (UFPel,Brasil)
Prof.Dr.João Ferreira de Oliveira (UFG, Brasil)
Profa. Dra.Leda Scheibe (UFSC, Brasil)
Profa. Dra.Lívia María Fraga (UFMG, Brasil)
Prof.Dr.Luiz Fernandes Dourado (UFG, Brasil)
Profa. Dra.Márcia Ondina Vieira Ferreira (UFPel, Brasil)
Profa. Dra Maria de Fátima Duarte Martins (UFPel,Brasil)
Profa. Dra .Maria Aparecida Neri (UNICAMP, Brasil)
Profa. Dra. Maria Helena Oliveira Gonçalves Augusto (UFMG, Brasil)
Profa. Dra.Maria Vieira (UFU, Brasil)
Profa. Dra.Martha Tristão Ferreira (UFES, Brasil)
Profa. Dra.Olgaíses Maués (UFPA, Brasil)
Prof.Dr.Pablo Gentili (UERJ/CLACSO, Brasil)
Profa. Dra.Regina Helena Silva Simões (UFES, Brasil)
Prof.Dr.Roberto Leher (UERJ, Brasil)
Prof.Dr.Robson Loureiro (UFES, Brasil)
Profa. Dra.Savana Diniz (UFMG, Brasil)
Profa. Dra.Silvana Ventorim (UFES, Brasil)
Profa. Dra.Valdete Côco (UFES, Brasil)
Profa. Dra.Vânia Carvalho de Araújo (UFES, Brasil)
Profa. Dra.Vera Placco (PUC-SP, Brasil)
Eixos temáticos:
Eixo 01 - Natureza, processos e condições do trabalho docente
Eixo 02 - Regulações da carreira docente
Eixo 03 - Políticas educativas e trabalho docente
Eixo 04 - Formação docente: políticas e processos
Eixo 05 - Os docentes nas políticas de avaliação
Eixo 06 – Organização do trabalho e sindicalismo docente
Eixo 07 - Saúde e trabalho docente
Eixo 08 - Trabalho docente na Universidade
Eixo 09 - Debates teóricos e metodológicos nas investigações sobre trabalho docente
Eixo10 - Condição docente e relações de gênero
Eixo11 - Trabalho docente e diversidade cultural
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
Calendário
10/07/2013 | Início das inscrições e submissões |
23/09/2013 | Prazo prorrogado para submissão de trabalhos e pagamento das inscrição dos participantes. |
23/10/2013 | Divulgação dos resultados dos trabalhos aprovados |
15/11/2013 | Data limite para inscrições dos participantes ouvintes |
20/11/2013 | Início do VII Encontro Nacional da Rede Estrado |
Valores
Para estudantes ou professores da educação básica - R$ 50,00
Para pesquisadores ou professores do ensino superior - R$ 100,00
ATENÇÂO: As inscrições no VII Encontro Brasileiro da Rede ESTRADO serão realizadas exclusivamente pelo portal de eventos da UFES: http://www.eventos.ufes.br/index.php/ebre/VIIEBRE
Para tanto, é preciso seguir as seguintes etapas:
1 - Cadastrar-se como leitor e/ou autor, caso for submeter trabalho, no link CADASTRO, na parte superior.
2 - Realizar inscrição.
3 - O pagamento deve ser feito via depósito ou transferência para conta Poupança:
Titular: Daniel Henrique Ferreira
Banco do Brasil
Agência: 2279-9
Conta: 5.645-6
Variação: 51
4 - Enviar e-mail para a Comissão Organizadora junto com cópia do camprovante de pagamento da inscrição:
- Endereço: nepe@grupos.ufes.br
- Assunto: Pagamento de Inscrição
5 - Após verificação do comprovante de pagamento será enviada uma mensagem confirmando inscrição.
SUBMISSÃO NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL
Normas Gerais
Serão considerados pela Comissão Científica os trabalhos que se pautarem estritamente pelas normas de diagramação e formatação e pelas seguintes condições gerais:
1. Poderão submeter trabalhos:
a) estudantes, pesquisadores, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior.
2.Regras para submissão de trabalhos
- Poderão ser submetidos trabalhos nas modalidades comunicação oral e painel.
- Serão aceitas, no máximo, duas submissões por autor.
3. Cada trabalho poderá ter, no máximo, três autores.
4. Não será possível corrigir ou modificar os trabalhos após o seu envio à Rede Estrado.
5. O parecer dos membros da Comissão Científica do evento é conclusivo e, portanto, não estará sujeito à recurso ou revisão.
Normas de Formatação
Os trabalhos completos, no tamanho de 25.000 a 40.000 caracteres, devem ser digitados em documento Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 e com justificação à esquerda e à direita.
Eixo Temático A GESTÃO DA ESCOLA EM... | Título fictício em caixa alta negrito |
Daniel Henrique Ferreira misilva@urbi.com.br | Exemplo de um ou mais autores fictícios Nome da instituição por extenso |
Cláudia de Souza Nardoto | |
Resumo: Este trabalho... | Texto de até 1300 caracteres com espaçamento entrelinhas de 1.0 |
Palavras-chave: | Três palavras separadas por ponto-e-vírgula |
INTRODUÇÃO | Formato dos títulos no corpo do trabalho |
NOTAS | Seguir estritamente as normas da ABNT |
REFERÊNCIAS | Seguir estritamente as normas da ABNT |
SUBIMISSÃO NA MODALIDADE PAINÉIS
Sessão de comunicação coordenada e organizada pelos expositores, em torno de uma temática, contendo três pesquisas diferentes. O painel deve se vincular a um dos Eixos Temáticos e respectivos subtemas do evento. A articulação e a coordenação do painel serão de responsabilidade de um dos expositores e organizada por profissionais de diferentes instituições ou não, sendo que os painelistas deverão estar inscritos no evento. Os textos elaborados pelos autores deverão ser resultados de pesquisas concluídas ou que apresentem análises preliminares consistentes.
Formatação do Painel
Os textos elaborados pelos autores deverão ser resultados de pesquisas concluídas ou que apresentem análises preliminares consistentes. Os proponentes apresentarão propostas completas de painéis, uma vez que a Comissão Organizadora não irá estruturar painéis a partir de propostas individuais. As propostas devem ser encaminhadas pelo coordenador do painel, que deverá criar um título pertinente aos três trabalhos que o compõem.
- Duração do painel: 90 minutos.
- A estrutura do Painel deve conter: o título e resumo; os três textos com respectivos resumos dos diferentes proponentes; três a cinco palavras-chave.
- A apresentação de cada expositor será sistematizada em 20 minutos. Deverão ser dedicados 30 minutos finais para debate dos trabalhos entre os participantes.
Formatação dos textos que acompanham o painel para publicação em meio eletrônico:
O texto de cada participante do painel deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências bibliográficas, estruturado em torno de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:
O resumo geral do painel e de cada texto dos participantes deve conter entre 250 e 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final, três a cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12.
Referências e anexos:
- As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor;
- Não utilizar notas de rodapé;
- As referências bibliográficas devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas;
- Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir após as referências bibliográficas, com indicação de fonte (quando for o caso);
Digitação e Formatação dos Trabalhos:
Os três trabalhos que compõem o PAINEL deverão ser organizados no mesmo arquivo, conforme instruções que se seguem:
- Programa: WORD FOR WINDOWS;
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
- Papel tamanho A4;
- Margem superior e inferior com 2,5 cm;
- Margem esquerda e direita com 3 cm;
- Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
- Alinhamento: Justificado;
- Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); mínimo de oito (8), máximo de doze (12 páginas);
- Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado;
Critérios de Avaliação
- Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema.
- Relevância da contribuição para a educação.
- Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
- Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas.
- Cumprimento das condições de submissão e das
Obs: Encontrando dificuldade para ler as informações, caso o texto estiver cortado ou desconexo, orientamos diminuir o tamanho do zoom da tela utilizando o atalho "Ctrl -". Pode-se aumentar o tamanho da fonte.
Informações sobre a Conferência
- » Visão Geral
- » Programa
- » Inscrição
- » Acomodações