Contato para Inscrições

Éric Laporte
E-mail: eric.laporte@univ-paris-est.fr

A inscrição no colóquio é gratuita.

As inscrições para os Minicursos estão abertas do 23 de outubro até o 27 de novembro.

Tipos de Inscrição

Tipo de Inscrição Acesso Disponível a partir de Disponível até Acesso expira em Valor

A inscrição no colóquio é gratuita.
Online agosto 28, 2012 novembro 27, 2012 0,00 (BRL)

Minicurso "e-Termos: ambiente web de gestão terminológica"

O e-Termos é um ambiente computacional colaborativo web de acesso livre e gratuito, dedicado à gestão terminológica. Foi desenvolvido em parceria entre a Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA), Universidade de São Paulo (USP, Campus de São Carlos, SP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), representados pelos laboratórios de pesquisa LabInfo (Laboratório de Organização e Tratamento da Informação Eletrônica), NILC (Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional) e GETerm (Grupo de Estudos e Pesquisas em Terminologia), localizados nas três instituições, respectivamente. Seu principal objetivo é viabilizar a criação de produtos terminológicos, sejam eles para fins de pesquisa acadêmica, de divulgação ou de ensino, por meio da (semi)automatização das etapas do trabalho terminológico. Apoiado nos pressupostos teóricos de uma terminologia descritiva de base linguística, o e-Termos implementa 6 etapas de trabalho, as quais representam as fases de criação de produtos terminológicos. Cada etapa de trabalho abriga tarefas específicas e inerentes à confecção desses produtos, sendo atreladas a elas diferentes ferramentas computacionais. O e-Termos está no ar desde maio de 2009 e pode ser acessado em www.etermos.cnptia.embrapa.br. Por ocasião do minicurso, pretende-se apresentar detalhadamente o ambiente e-Termos.

Presencial outubro 23, 2012 novembro 27, 2012 0,00 (BRL)

Minicurso "Introdução à análise sintática automática do português"

No âmbito das tecnologias da linguagem natural, a análise sintática automática (parsing) tem um amplo leque de aplicações, que vão da extração de informações à tradução automática, passando pela resolução de perguntas. Por outro lado, na linguística teórica e descritiva, a implementação computacional de uma gramática de uma língua permite verificar a sua consistência, adequação empírica e plausibilidade psicológica, por meio da aplicação de um parser a uma grande quantidade de textos. Neste minicurso, mostramos como desenvolver e testar parsers do português por meio do Aelius e do Donatus, que juntos constituem uma caixa de ferramentas para o parsing tanto raso quanto profundo e a anotação de corpora, combinando o processamento estatístico da linguagem natural com a abordagem baseada em regras. Implementados em Python e distribuídos sob uma licença livre, esses pacotes oferecem não só uma interface mais amigável para o NLTK (no qual estão sobretudo baseados) e outras bibliotecas, mas também várias outras facilidades, ao mesmo tempo em que contribuem para diminuir a carência de recursos livres para o processamento morfossintático computacional do português do Brasil.

Presencial outubro 23, 2012 novembro 27, 2012 0,00 (BRL)

Minicurso "Semântica de Frames, Multilingualidade e Anotação Semântica"

Este minicurso tem como propósito abordar os seguintes tópicos: (i)  Semântica de Frames, seus princípios fundadores e sua vinculação à Semântica Cognitiva; (ii) Projeto FrameNet de Berkeley e seu maquinário;(iii) FrameNet e multilingualidade e (iv) FrameNet e anotação semântica de corpus, relatos a partir dos resultados do Projeto FrameCorp.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

CAPES LiPrAL 2012