Eventos, XIII Semana de Estatística: A Estatística na sociedade e na era do big data

Tamanho da fonte: 
Estatística: o tratamento da informação no ensino básico
Maria de Fatima Silva Leite, Andressa Nunes de Souza

Última alteração: 2016-07-25

Resumo


RESUMO

Viver em uma sociedade global tem sido um grande desafio. Como forma de sobrevivência no mundo do trabalho, há uma grande necessidade de se buscar novas tecnologias, informações, habilidades para liderança, conhecimentos de qualidade e principalmente, soluções de problemas com eficiência. A estatística, neste contexto, por estar presente em muitas etapas do processo de desenvolvimento de um cidadão, permite que o mesmo crie um censo crítico dos dados que lhe acompanham ao longo do tempo. Assim, na educação, esta disciplina deve ser tratada de forma minuciosa. No ensino fundamental, a aprendizagem da estatística é um fator determinante na construção de um ser humano crítico e atuante.

Segundo Lopes (2008) as propostas curriculares de matemática têm procurado justificar a importância e a relevância de temas estatísticos no currículo da matemática para a formação dos estudantes, pontuando o que eles devem conhecer e os procedimentos que devem desenvolver para uma aprendizagem significativa. O estudo desses temas estatísticos torna-se indispensável ao cidadão nos dias de hoje e em tempos futuros, delegando ao ensino da matemática o compromisso de não só ensinar o domínio dos números, mas também a organização de dados, leitura de gráficos e análises estatísticas.

Este trabalho trata da importância do ensino aprendizagem do tratamento da informação nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, em especial o ensino da estatística, mostrando como o conteúdo estatístico pode contribuir na formação do educando, ao passo que a utilização dos dados estatísticos é utilizada em diversos contextos sociais. Nesta proposta, foi possível falar do processo de ensino aprendizagem da matemática, e destacar como deve ser abordado o conteúdo da estatística para alunos da series finais do ensino fundamental e no ensino médio embasado no que propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

 

Palavras chave: Educação Matemática, Parâmetros Curriculares, Estatística.