Eventos, XIII Semana de Estatística: A Estatística na sociedade e na era do big data

Tamanho da fonte: 
PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E SATISFAÇÃO DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
BRUNO ZAMPROGNO, Bartolomeu Zamprogno, Alexandre Jacob

Última alteração: 2016-07-29

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar a relação entre a satisfação pessoal dos alunos e atributos relevantes, encontrados na literatura, dos meios de aprendizagem da modalidade de ensino a distância. Por meio da aplicação de um questionário estruturado para verificar a percepção dos alunos em relação a alguns objetivos do curso, bem como para levantar o perfil sociodemográfico e os aspectos associados à satisfação pessoal dos discentes, os resultados deste estudo, de abordagem quantitativa, apontam que a satisfação pessoal dos alunos tem relação com o processo de comunicação e de interação e com aspectos relacionados à estrutura do curso, porém não evidenciou relação com o papel do tutor e do professor, nem mesmo com as variáveis de perfil: gênero, faixa etária, estado civil, renda bruta familiar e se ele é ou não servidor público. Os resultados indicam que, para melhorar a satisfação dos alunos, os gestores do curso podem, por exemplo, podem se atentar para a melhoria da infraestrutura dos Polos de Apoio Presencial, bem como para a capacitação dos recursos humanos necessários às fases presenciais dessa modalidade de ensino. Isso pode evitar o desperdício do dinheiro público decorrente de evasão, que pode ser provocada pela insatisfação dos discentes