Eventos, XX Congresso de Estudos Literários, X Colóquio de Leitura, Literatura e Educação e II Congresso de Libras

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A RELAÇÃO CULTURAL ENTRE A ESCOLA BILINGUE PARA SURDOS E A LITERATURA SURDA
Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosa

Última alteração: 2018-07-30

Resumo


A literatura possui uma função humanizadora, desperta no aluno o imaginário, a fantasia, colabora para a formação de cidadãos críticos, além de transmitir saber e conhecimento. Essa humanização deve ser permitida e destinada a todos, sempre respeitando a identidade, a cultura e as limitações de cada ser. Ela é apresentada e vivenciada de maneiras diferentes nas escolas regulares, tal pluralismo ganha maiores proporções nas bilíngues para surdos. Somente na escola bilíngue para surdos é apresentado à criança a literatura surda, com a Língua de Sinais, a identidade e a cultura surda. Para uma educação realmente verdadeira e completa é importante que o surdo estude em escolas bilíngues para surdos, uma vez que, além de possibilitar um melhor aprendizado nas disciplinas curriculares, ela serve de elo, ajudando a construir uma identidade. É por meio da cultura que uma comunidade se constitui, envolve-se e identifica-se. Partindo dessas considerações, este trabalho tem como objetivo abordar a relação cultural existente entre a escola bilíngue para surdos e a literatura surda. Esclareceremos o que é uma escola bilíngue para surdos, qual a diferença entre a mesma e a escola regular na escolarização de surdos e porque ela é tão importante. Do mesmo modo, apresentaremos o que pode ser considerado literatura surda, relevância e diferenciações entre outros tipos de literatura, enfatizando o elo cultural. Como metodologia optamos por uma pesquisa bibliográfica, o que nos possibilitou estudar várias particularidades sobre o tema, justificando a relevância do presente trabalho. Tomaremos como base teórica principal autores como Guarinello (2007), Quadros (1995) e Slomski (2010), que destacaram a importância da escola bilíngue para surdos, Karnopp (2008) e Mota (2010) nos estudos sobre a literatura surda, além de Geertz (1989) e Perlin (2003), que tratam da identidade e cultura surda. Pretendemos explorar, uma proposta de reeducação literária inclusiva, que realmente atenda a necessidade da pessoa surda e traga um novo sentir sobre a literatura. Esperamos contribuir de alguma forma para a formação de novos professores, despertando o interesse nos mesmo de atuarem em escolas bilíngues para surdos, além de uma reflexão sobre a valorização da cultura surda e sua divulgação, incentivando estudos na área que busquem ainda mais apresentar à sociedade o surdo, sua língua e cultura

Palavras-chave


Escola Bilíngue para Surdos; Literatura Surda; Cultura Surda.

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