Eventos, XX Congresso de Estudos Literários, X Colóquio de Leitura, Literatura e Educação e II Congresso de Libras

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Página dois: o PNAIC e a Leitura literária em sala de aula
EUDMA POLIANA MEDEIROS ELISBON

Última alteração: 2018-07-11

Resumo


Após o encerramento, em 2017, no Espírito Santo, do ciclo de formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), uma pergunta basilar surge para nós de maneira impositiva: qual o legado do PNAIC no que se refere à leitura literária desenvolvida nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Esse compromisso formal e solidário assumido, desde 2012, entre o governo Federal, Estados e Municípios brasileiros para garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental foi concebido a partir de quatro eixos: avaliação; gestão e mobilização; capacitação de professores alfabetizadores e distribuição de materiais pedagógicos, sendo, os dois últimos, o foco desta pesquisa. Precisamente, o escopo deste trabalho é investigar, a partir de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, como/se professores dos anos iniciais, de escolas públicas, do município de São Mateus, incorporaram a sua prática cotidiana os protocolos, metodologias, perspectivas e concepções de leitura sustentadas nas formações do PNAIC, mormente no que se refere à utilização do acervo literário complementar encaminhado pelo MEC, por meio do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE), num contexto atual em que esse acervo foi o último recebido pelas escolas públicas desde a suspensão e posterior incorporação do PNBE pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).


Palavras-chave


PNAIC; Literatura infantil; Ensino Fundamental

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