Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Comunicações

UM ESTUDO PRELIMINAR DO MANUSCRITO MS. 189 DEDICADO À “ARITMÉTICA PRIMÁRIA” DE CHARLES SANDERS PEIRCE PDF
Alexandre Souza de Oliveira, Fumikazu Saito
OS JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: a proposta de Irene Albuquerque em seu livro Jogos e Recreações Matemáticas (1958) PDF
Cintia Schneider, David Antonio da Costa
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO “PRIMEIRO LIVRO DE ARITMÉTICA”: uma tradução e adaptação do “COURS PRÉPARATOIRE D’ARITHMÉTIQUE, par une réunion de professeurs” PDF
Tatiana Silva Santos Soares, Claudinei de Camargo Sant'Ana
OS SABERES ARITMÉTICOS PARA FORMAR O PROFESSOR PRIMÁRIO NO PARANÁ: entre um conteúdo disciplinar e profissional (1920). PDF
Martha Raíssa Iane Santana da Silva
O ENSINO DO DESENHO NA ESCOLA PRIMÁRIA EM SALVADOR, VITÓRIA DA CONQUISTA E CAETITÉ (1925-1940):uma análise dos documentos oficiais PDF
Emanuel Silva Santos, Claudinei de Camargo Sant'ana
SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS E MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DOS PROGRAMAS DE ENSINO DE SERGIPE (1890-1944) PDF
Wilma Fernandes Rocha, Ivanete Batista dos Santos
OS SABERES MATEMÁTICOS E SUAS METODOLOGIAS EM UM MANUAL PEDAGÓGICO DE 1958: o repecurtir de uma reforma PDF
Rosangela Miranda Santos, Moyses Gonçalves Siqueira Filho
“RECRUTAMENTO” DE PROFESSORES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO: o Exame de Suficiência PDF
Marcos Henrique Silva Lopes, Luzia Aparecida de Souza
CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DO CURSO TÉCNICO EM ESTRADAS DO IFES: um olhar histórico PDF
Gabriel Luiz Santos Kachel
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE SÃO LUÍS OITOCENTISTA: tentativas de criação de uma Escola Normal PDF
Waléria de Jesus Barbosa Soares
APROPRIAÇÃO DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI NO LIVRO CURSO DE PEDAGOGIA DE HELVÉCIO DE ANDRADE PDF
Jefferson dos Santos Ferreira, Ivanete Batista dos Santos
UM ENSAIO HISTÓRICO SOBRE A GEOMETRIA: proximidades com a perspectiva de Malba Tahan na revista Al-Karismi PDF
Flávia de Fatima Santos Silva, Cristiane Coppe de Oliveira
CENAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PARANAÍBA-MS PDF
Natalia Cristina da Silva, Thiago Pedro Pinto
UM ESTUDO SOBRE AS POTENCIALIDADES DA REVISTA AL-KARISMI PARA ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS: iniciando uma pesquisa PDF
Jeyze Santos de Sousa, Ana Carolina Costa Pereira
GEOMETRIA E DESENHO: como ensiná-los em tempos de escola nova? PDF
Débora Rodrigues Caputo, Nicolly Peçanha do Nascimento Silva, Maria Cristina Araújo de Oliveira
ESCOLA NORMAL: habilitação do profissional da educação em Sergipe (1835-1894) PDF
Heloísa Helena Silva
UMA ANÁLISE INTERNA DE UM DOS MANUSCRITOS DA ARITMÉTICA DE CHARLES SANDERS PEIRCE: aritmética prática PDF
Leandro Josué de Souza, Maria Ednéia Martins-Salandim
A REFORMA DO ENSINO NA PRIMEIRA GESTÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA COMO DIRETOR DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA BAHIA: alguns indicativos da matemática proposta PDF
Cézar Jesus da Rocha, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
MEDIDA: um saber em construção (1896) PDF
Janayna Bispo Santana, Ivanete Batista dos Santos
COMPÊNDIO DE PEDAGOGIA PRÁTICA DE ALAGOAS (1886): obra baseada nas teorias Mr. Daligault PDF
Edlene Cavalcanti Santos, Elisabete Pereira Fernandes, Miriam Correia da Silva
INDÍCIOS DE EXPERIMENTAÇÕES MATEMÁTICAS NO CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO PDF
Juliany Santos, Eliene Lima
GEOMETRIA EXPERIMENTAL: possibilidades e contexto legislacional PDF
Nádia Aparecida Santos Sant'Ana, Elenice de Souza Lodron Zuin
UM EXAME DO SABER GEOMÉTRICO POLÍGONO NO PERIÓDICO A ESCOLA NORMAL DA DÉCADA DE 1920 PDF
Joana Kelly Souza dos Santos, Ivanete Batista dos Santos
PROGRAMAS DE ENSINO, REVISTAS PEDAGÓGICAS E ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES SOBRE PROBLEMAS ARITMÉTICOS (1890-1911) PDF
Andreia Fernandes de Souza
A ESCOLA NORMAL DE PORTO ALEGRE E AS MATEMÁTICAS NOS SEUS PROGRAMAS DE ESTUDO PDF
Elisabete Zardo Búrigo, Janine Garcia dos Santos

Mesas Redondas

INVESTIGAÇÕES ACERCA DE TRÊS ESCOLAS BRASILEIRAS: inovadoras, diferenciadas ou subversivas? PDF
Maria Edneia Martins Salandim, Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura, Silvana Matucheski



Devido ao atual cenário da pandemia, os Minicursos e oficinas serão ministrados via Google Meet, o link será enviado por email registrado na inscrição. As mesas redondas, show, performance poética  e conferências acontecerão no canal do Youtube do Núcleo Africanidades Brasilidades:
link: https://www.youtube.com/c/NafricabUFES