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O ENSINO DE ARTE MEDIADO PELOS SENTIDOS: ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Edaneimar Alves Freitas Medeiros, Ivana de Macedo Mattos

Última alteração: 2018-08-17

Resumo


O artigo apresenta uma parte da pesquisa realizada no trabalho de conclusão de curso, na Licenciatura em Artes Visuais EAD da UFES na modalidade semipresencial, desenvolvida no município de Itapemirim, Espírito Santo. Teve como objetivo compreender como o ensino de arte pode contribuir para a inclusão de um aluno com deficiência visual na escola de ensino formal e, nesse proceder, averiguar como as escolas e os professores incluem e trabalham com alunos portadores dessa deficiência. A modalidade de pesquisa foi o estudo de caso, que investigou um aluno com comprometimento parcial da capacidade visual, nas aulas de arte, estudante de turma regular do 8º ano do Ensino Fundamental. A Declaração de Salamanca (1994), bem como os estudos de Reily (2010) Minetto (2008), Tojal (1999), Barbosa (2002), Iavelberg (2003), dentre outros pesquisadores, trouxeram reflexões para a importância da inclusão de alunos portadores de deficiência por meio da arte e seu ensino. Como parte desta pesquisa acadêmica e do que focaliza este artigo, apresentaremos a construção e o desenvolvimento da “maquete tátil”, o processo de mediação e o resultado do trabalho realizado com o aluno investigado. O trabalho demonstrou não apenas aquisição de conhecimento sobre arte, mas também revelou experiência de fruição estética frente às reproduções das obras por meio dos sentidos e do tato.