Eventos, V Seminário Nacional de Educação Especial

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REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO: O DIREITO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Ghane Kelly Gianizelli

Última alteração: 2018-08-20

Resumo


Resumo

O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre os princípios da educação como um direito de todos (as), e que todos os sujeitos são educáveis; dando devida visibilidade aos estudantes PAEE – Público-alvo da Educação Especial. Como problema de pesquisa questionamos: Porque muitos alunos (as) público alvo da Educação Especial evadem das escolas comuns?  Como essa prática pode ser ressignificada tornando-se mais significativa, de forma que os envolvidos sintam-se de fato incluídos? Trazemos como dados algumas falas desses estudantes e de profissional da Educação Especial, pois eles têm algo a dizer sobre como tem ocorrido a inclusão em uma escola comum, nos fazendo refletir sobre como pode ser aprimorada. A metodologia é de Estudo de caso com uma perspectiva crítica e dialética a partir dos pressupostos de Marx. Almejamos alcançar o objetivo de reflexão a que se propõe este trabalho, por meio de diálogos livres com os estudantes público-alvo da Educação Especial, dessa forma eles relataram sua verdade, livremente. Alguns teóricos vieram compor o artigo no que tange ao embasamento legal e outros aspectos fundamentais na tessitura da reflexão. Os resultados esperados são de promoção de uma potente reflexão até onde esse artigo possa chegar. Que provoque desejo de lutar por uma educação de qualidade aos estudantes público-alvo da educação especial, tal como por políticas públicas educacionais que venham consolidar as prescrições da Constituição de 1988 na Educação, assim como uma política de formação de professores (as). E aliado a isso é preciso lutar por currículos que contemplem a realidade dos estudantes, pois só assim o processo educacional será significativo garantindo sua permanência e sucesso na escola.

Palavras-chave: Inclusão; Educação; Currículo.