Eventos, II SEMINÁRIO CAPIXABA DE ENGENHARIA MECÂNICA

Tamanho da fonte: 
Energia Limpa
Gabriel Drago Peroni, Vitorino Biazi Neto, Guilherme Braggio Borges, João Victor Soares Chagas, Thiago Bridi Demuner, Vinícius Lacorte Galina, Nikolas Garcia Repsold, Mônico Torres Mônicos

Última alteração: 2017-09-06

Resumo


O projeto Energia Limpa possui como objetivo principal reaproveitar a água proveniente de aparelhos de ar condicionado utilizando um dispositivo movido a energia eólica proveniente do ar vindo do cooler do próprio aparelho.

A ideia de aplicação do projeto é que o mesmo seja utilizado no CTIII da UFES, onde os aparelhos de ar condicionado são instalados a altura do nível do solo.

Utilizando fundamentos de mecânica dos fluidos, hidraúlica, pneumática e de elementos de máquinas, foi projetado e fabricado um protótipo inicial robusto que se mostrou funcional para desempenhar a função desejada, porém com algumas perdas de rendimento em função da qualidade de fabricação e material.

Atualmente, alterações tem sido feito em alguns pontos do projeto de forma que assim seu rendimento possa melhorar sem que os custos sejam muito elevados e o produto final possa ser fabricado, utilizando processos de usinagem, soldagem e manufatura aditiva, buscando a melhor qualidade possível.