Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Comunicações

O ENSINO DE DESENHO PARA O TRABALHO INDUSTRIAL: o traçado de uma pesquisa histórica PDF
Thaline Thiesen Kuhn, Cláudia Regina Flores
POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO DAS INDICAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: estudo exploratório de uma obra da biblioteca pessoal de Alda Lodi PDF
Brian Diniz Amorim, Maria Laura Magalhães Gomes
BREVE CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CAPACITAÇÃO E APEREFIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 60 PDF
Laura Leal Moreira
O MINICOMPUTADOR DE PAPY: vestígios de uma circulação no Brasil PDF
Bruno Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa
UM ESTUDO PRELIMINAR DO MANUSCRITO MS. 189 DEDICADO À “ARITMÉTICA PRIMÁRIA” DE CHARLES SANDERS PEIRCE PDF
Alexandre Souza de Oliveira, Fumikazu Saito
OS JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: a proposta de Irene Albuquerque em seu livro Jogos e Recreações Matemáticas (1958) PDF
Cintia Schneider, David Antonio da Costa
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO “PRIMEIRO LIVRO DE ARITMÉTICA”: uma tradução e adaptação do “COURS PRÉPARATOIRE D’ARITHMÉTIQUE, par une réunion de professeurs” PDF
Tatiana Silva Santos Soares, Claudinei de Camargo Sant'Ana
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1927 e 1928) PDF
Flávia Aparecida Britto, Maria Laura Magalhães Gomes
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma experiência da preservação da cultura escolar PDF
Yohana Taise Hoffmann, David Antonio da Costa
OS SABERES ARITMÉTICOS PARA FORMAR O PROFESSOR PRIMÁRIO NO PARANÁ: entre um conteúdo disciplinar e profissional (1920). PDF
Martha Raíssa Iane Santana da Silva
O ENSINO DO DESENHO NA ESCOLA PRIMÁRIA EM SALVADOR, VITÓRIA DA CONQUISTA E CAETITÉ (1925-1940):uma análise dos documentos oficiais PDF
Emanuel Silva Santos, Claudinei de Camargo Sant'ana
PRESCRIÇÃO OU ORIENTAÇÃO? UM EXAME EM PERIÓDICOS LOCALIZADOS EM SERGIPE ACERCA DOS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS APONTADOS PARA OS PROFESSORES PRIMÁRIOS (1900-1926) PDF
Maria José de Resende, Denize da Silva Souza
SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS E MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DOS PROGRAMAS DE ENSINO DE SERGIPE (1890-1944) PDF
Wilma Fernandes Rocha, Ivanete Batista dos Santos
UMA PROSOPOGRAFIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA TÉCNICA NACIONAL (1942-1965) PDF
Paulo Roberto Castor Maciel
OS SABERES MATEMÁTICOS E SUAS METODOLOGIAS EM UM MANUAL PEDAGÓGICO DE 1958: o repecurtir de uma reforma PDF
Rosangela Miranda Santos, Moyses Gonçalves Siqueira Filho
PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM BARRA DO GARÇAS - MT: formação na década de 1980 PDF
Eliete Grasiela Both, Bruna Camila Both
BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA DE ESCOLA: produção de uma fonte para a análise de uma trajetória profissional PDF
Everaldo Paulo da Silva
UMA TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, EM SERVIÇO, NA REGIÃO CENTRAL DE RONDÔNIA (1992-2009): em busca de uma construção histórica PDF
Marlos Gomes de Albuquerque, Cristiane Lopes de Carvalho Pinto, Lucinalva Aparecida Neves
PROBLEMAS ARITHMETICOS NOS LIVROS ESCOLARES BRASILEIROS DO FINAL DO SÉCULO XIX PDF
Luciane de Fatima Bertini
“RECRUTAMENTO” DE PROFESSORES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO: o Exame de Suficiência PDF
Marcos Henrique Silva Lopes, Luzia Aparecida de Souza
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA HISTÓRIA ORAL E DA MEMÓRIA COMO SUBSÍDIOS PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Carlos Aldemir Farias da Silva, Iran Abreu Mendes
CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DO CURSO TÉCNICO EM ESTRADAS DO IFES: um olhar histórico PDF
Gabriel Luiz Santos Kachel
O SABER MEDIR NO CASO DO ENSINO PRIMÁRIO PAULISTA: uma leitura a partir dos princípios da psicologia de Dewey e McLellan (1895) PDF
Deoclecia de Andrade Trindade
UM EXAME DO SABER “ADIÇÃO” NO MANUAL A ARITMETICA ELEMENTAR ILUSTRADA A LUZ DO MÉTODO INTUTIVO DE CALKINS (1886/1950) PDF
Daiane de Santana Santos
O ENSINO PELOS PROFESSORES LEIGOS EM FERNANDO DE NORONHA (1981 À 1987) PDF
Liliane dos Santos Gutierre
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: comparando a apresentação de conteúdos algébricos PDF
José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
TRAÇOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICIPIO DE ARARI-MA PDF
Jasmines Fernandes Chaves, Genielson de Jesus Nasaré Mendes
COMO THEOBALDO MIRANDA SANTOS TRATA DA PROVA DOS NOVE NA OBRA “ARITMÉTICA PRÁTICA” (1952) PDF
Alana Godoy Lacava, David Antonio da Costa
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE SÃO LUÍS OITOCENTISTA: tentativas de criação de uma Escola Normal PDF
Waléria de Jesus Barbosa Soares
A COMISSÃO DO LIVRO TÉCNICO E DO LIVRO DIDÁTICO (COLTED) E O TREINAMENTO DE PROFESSORES PARA O USO DO LIVRO DIDÁTICO PDF
Mônica Menezes de Souza, Carmyra Oliveira Batista, Edilene Simões Costa dos Santos
APROPRIAÇÃO DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI NO LIVRO CURSO DE PEDAGOGIA DE HELVÉCIO DE ANDRADE PDF
Jefferson dos Santos Ferreira, Ivanete Batista dos Santos
O DESENHO A ENSINAR EM RUI BARBOSA: elementos ou rudimentos? PDF
Marcos Denilson Guimarães
O MANUAL DIDÁTICO “PRÁTICAS ESCOLARES” (1940) E O PROGRAMA MÍNIMO PARA O ENSINO PRIMÁRIO DE SÃO PAULO (1934): aspectos da apropriação do ideário da Escola Nova PDF
Juliana Chiarin Balbino Fernandes
O CONTEXTO HISTÓRICO E AS PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCENCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFPA PDF
Raimundo Otoni Melo Figueiredo, Rita Sidmar Alencar Gil, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha, Fernando Cardoso de Matos, Raimundo Neves de Souza
DOS ESTADOS UNIDOS PARA O BRASIL: as referências da Arithmetica Primaria de Antonio Trajano (final do século XIX) PDF
Marcus Aldenisson Oliveira
BIBLIOTECA DIDÁTICA BRASILEIRA: o Manual de Testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970) PDF
Denise Medina França
FORMAÇÃO DE PROFESSOR E HISTÓRIA ORAL: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas PDF
Rosemeiry de Castro Prado, Katia Guerchi Gonzales
OS SABERES MATEMÁTICOS NO GRUPO ESCOLAR CASTRO ALVES EM JEQUIÉ-BA NA DÉCADA DE 1960: uma análise do manual Didática das Matemáticas Elementares PDF
Eliana Maria de Jesus, Janice Cassia Lando
UM ENSAIO HISTÓRICO SOBRE A GEOMETRIA: proximidades com a perspectiva de Malba Tahan na revista Al-Karismi PDF
Flávia de Fatima Santos Silva, Cristiane Coppe de Oliveira
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO EM ALAGOINHAS-BA (1968 A 1979) PDF
Ivanise Gomes Arcanjo Diniz, Joubert Lima Ferreira
O DESENHO PRESCRITO PARA O ENSINO PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS NA TRANSIÇÃO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX PDF
Andréia Magalhães Dias Almeida, Maria Cristina Araújo de Oliveira
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS? PDF
Oscar Silva Neto
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR DO ENSINO PRIMÁRIO PARA ENSINAR NÚMERO: os manuais de Backheuser e Thorndike PDF
Viviane Barros Maciel
PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS: o Instituto de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre PDF
Andreia Dalcin, Elisete Maria Bonfada, Juliana Mercedes Rheinheimer
UM EXAME SOBRE SE E COMO O SABER ARITMÉTICO OPERAÇÃO FOI PROPOSTO PARA PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO EM PERIÓDICOS QUE CIRCULARAM EM SERGIPE NAS DÉCADAS DE 1910 E 1920 PDF
Josefa Lourença Souza do Nascimento, Ivanete Batista dos Santos
O ENSINO DE DESENHO NO CONTEXTO DA LEI ORGÂNICA DE 1946 PDF
Maria das Graças Schinniger Assun Garcia, Maria Cristina Araújo Oliveira
CENAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PARANAÍBA-MS PDF
Natalia Cristina da Silva, Thiago Pedro Pinto
UM ESTUDO SOBRE AS POTENCIALIDADES DA REVISTA AL-KARISMI PARA ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS: iniciando uma pesquisa PDF
Jeyze Santos de Sousa, Ana Carolina Costa Pereira
OS SABERES GEOMÉTRICOS E A REVISTA PEDAGOGICA (1891) PDF
Gabriel Luís da Conceição, Maria Célia Leme da Silva
INDÍCIOS HISTÓRICOS SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE CARAVELAS – BA PDF
Marcos Antônio Guedes Caetano, Lucia Maria Aversa Villela
PSICOLOGIA E ARITMÉTICA DOIS CAMINHOS QUE SE CRUZAM PDF
Nara Vilma Lima Pinheiro
GEOMETRIA E DESENHO: como ensiná-los em tempos de escola nova? PDF
Débora Rodrigues Caputo, Nicolly Peçanha do Nascimento Silva, Maria Cristina Araújo de Oliveira
O DESEMBARQUE DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO BAIANO (1960-1970) PDF
Miriam Gelli da Costa Andrade, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
ESCOLA NORMAL: habilitação do profissional da educação em Sergipe (1835-1894) PDF
Heloísa Helena Silva
UMA ANÁLISE INTERNA DE UM DOS MANUSCRITOS DA ARITMÉTICA DE CHARLES SANDERS PEIRCE: aritmética prática PDF
Leandro Josué de Souza, Maria Ednéia Martins-Salandim
A PEDAGOGIA CIENTÍFICA E ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: os Relatórios das delegacias regionais de ensino do estado de São Paulo como produto da matematização da pedagogia, 1930-1945 PDF
Bruna Lima Ramos
A REFORMA DO ENSINO NA PRIMEIRA GESTÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA COMO DIRETOR DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA BAHIA: alguns indicativos da matemática proposta PDF
Cézar Jesus da Rocha, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
MEDIDA: um saber em construção (1896) PDF
Janayna Bispo Santana, Ivanete Batista dos Santos
ESCOLAS NORMAIS E ALGUNS ESTUDOS: a formação de professores e a matemática elementar PDF
Simone Simionato dos Santos Laier
COMPÊNDIO DE PEDAGOGIA PRÁTICA DE ALAGOAS (1886): obra baseada nas teorias Mr. Daligault PDF
Edlene Cavalcanti Santos, Elisabete Pereira Fernandes, Miriam Correia da Silva
AS REVISTAS PEDAGÓGICAS COMO LENTES PARA O ESTUDO DAS FINALIDADES DO ENSINO DA ARITMÉTICA NO CURSO PRIMÁRIO (1929-1978) PDF
Rosimeire Aparecida Soares Borges
INDÍCIOS DE EXPERIMENTAÇÕES MATEMÁTICAS NO CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO PDF
Juliany Santos, Eliene Lima
GEOMETRIA EXPERIMENTAL: possibilidades e contexto legislacional PDF
Nádia Aparecida Santos Sant'Ana, Elenice de Souza Lodron Zuin
UM EXAME DO SABER GEOMÉTRICO POLÍGONO NO PERIÓDICO A ESCOLA NORMAL DA DÉCADA DE 1920 PDF
Joana Kelly Souza dos Santos, Ivanete Batista dos Santos
ESCOLA NOVA E O ENSINO DE ARITMÉTICA: direcionamento para a capacitação e formação docente nas revistas pedagógicas brasileiras PDF
Elenice de Souza Lodron Zuin
PROGRAMAS DE ENSINO, REVISTAS PEDAGÓGICAS E ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES SOBRE PROBLEMAS ARITMÉTICOS (1890-1911) PDF
Andreia Fernandes de Souza
TRAITÉ ÉLÉMENTAIRE D’ARITHMÉTIQUE A L'USAGE DE L'ÉCOLE CENTRALE DES QUATRE-NATIONS: uma leitura da leitura de Lacroix PDF
Mirian Maria Andrade
SABERES GEOMÉTRICOS E A CIRCULAÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES EM TEMPOS DE MODERNIZAÇÃO ESCOLANOVISTA PDF
Marcio Oliveira Desquivel
APONTAMENTOS SOBRE O DOCUMENTO: Processo de Reconhecimento do Curso de Graduação em Matemática da UNIDERP/CESUP PDF
Renata Aparecida Zandomenighi, Thiago Pedro Pinto
O ENSINO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA SECUNDÁRIA NO CONTEXTO DA DÉCADA DE 1960 PDF
Antonio Henrique Pinto, Daniele Aquino Gomes
A ESCOLA NORMAL DE PORTO ALEGRE E AS MATEMÁTICAS NOS SEUS PROGRAMAS DE ESTUDO PDF
Elisabete Zardo Búrigo, Janine Garcia dos Santos
SABERES ELEMENTARES DE GEOMETRIA NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS (ADMISSÃO AO GINÁSIO)”, DE 1968. PDF
Mélany dos Santos Mello, Makele Verônica Heidt, Diogo Franco Rios
MANUAIS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA NORMAL DE NATAL NAS DÉCADAS DE 1950/1970 PDF
Márcia Maria Alves Assis, Iran Abreu Mendes
SABERES PARA ENSINAR CÁLCULO MENTAL NA ESCOLA PRIMÁRIA: programas e manuais pedagógicos em meados do séc. XX PDF
Neuza Bertoni Pinto

Mesas Redondas

ESCOLAS, CAMPANHAS E CENTROS: formações de professores que ensinam Matemática PDF
Ivete Maria Baraldi, Rosinéte Gaertner, Bruna Camila Both
INVESTIGAÇÕES ACERCA DE TRÊS ESCOLAS BRASILEIRAS: inovadoras, diferenciadas ou subversivas? PDF
Maria Edneia Martins Salandim, Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura, Silvana Matucheski
POR QUE MICHEL FOUCALT EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA? PDF
Filipe Santos Fernandes, Marcelo Bezerra Morais, Rosilda dos Santos Morais